O Processo:
A ideia da nossa intervenção partiu da análise das características do local escolhido, a loja Mucama Arts.
Construímos pufes de garrafa pet em formato de tetris utilizando as cores da fachada da loja, para criar uma espacialização e permitir que o espaço fosse melhor aproveitado pelas pessoas. A partir do encaixe desses pufes eram acionados sons, 4 sons diferentes, cada um saindo de uma caixinha, e esses sons acionavam sequências de leds dispostos na trepadeira. Pensamos também em minimizar a barreira "público/privado", já pequena no local, colocando um escorregador encaixado no balaústre, que qualquer pessoa que estivesse passando na rua pudesse acessar a loja através dele.
A montagem foi muito trabalhosa, desde a montagem dos pufes até a do circuito, mas no final o esforço valeu à pena. Seguem algumas fotos da montagem:
Depois de tudo pronto voltamos ao Bichinho e realizamos nossa intervenção no dia 05/10. Essas são fotos do dia da realização:
segunda-feira, 5 de dezembro de 2011
Visita ao Inhotim
Em nossa viagem ao Inhotim meu grupo decidiu visitar o pavilhão de Janet Cardiff & George Bures Miller. Fomos a sua obra The Murder of Crows de 2008.
A obra é um galpão grande coberto com espuma (para melhorar a acústica do ambiente) com um arranjo de cadeiras em círculos (algumas para sentar-se e ter a experiência e outras apenas com caixas de sons) e uma mesa central com um gramofone.
Deste gramofone sai a voz de Janet Cardiff, contando sonhos aos quais somos transportados para dentro deles através do jogo de sons que saem das 98 caixas de som.
Link para ver um vídeo da instalação: http://vimeo.com/2550753
Além desta obra que escolhemos há várias outras incríveis espalhadas pelo museu. Essas são algumas fotos de outras instalações:
domingo, 4 de dezembro de 2011
Objeto Interativo
Meu objeto consiste em um puff de mdf encapado com tecido, quando alguém se senta são ativados leds e um mecanismo que solta bolhas, isso devido a um botão que é pressionado pelo peso da pessoa.
quinta-feira, 17 de novembro de 2011
domingo, 18 de setembro de 2011
Pesquisa sobre o artista escolhido - Valeska Soares
Valeska Soares estudou arquitetura na Universidade Santa Úrsula no Rio de Janeiro. Fez especialização em história da arte e arquitetura na PUC-RJ, mestrado em artes no Pratt Institute, em Nova York, e doutorado em artes plásticas na New York University. Valeska utiliza diversas linguagens, de objetos tridimensionais a videos e instalações.
Em 2002, Valeska produziu sua primeira videoinstalação no antigo Cassino da Pampulha, projeto de Oscar Niemeyer, em Belo Horizonte. O vídeo mostra dançarinos que se movem pela pista de dança desta obra prima da arquitetura moderna e, por meio de sobreposições, encontram-se e separam-se num passe de mágica. Em Inhotim, a artista criou um pavilhão de forma octogonal, inspirado nos tradicionais gazebos de jardim, à beira de um lago isolado. Este pavilhão recebe Folly (2005-2009), cujas imagens fantasmagóricas são refletidas infinitamente nas paredes de espelho de seu interior.
Folly |
Vídeo do pavilhão: Outras obras da artista: ![]() Fontes: |
quarta-feira, 14 de setembro de 2011
sexta-feira, 9 de setembro de 2011
quarta-feira, 7 de setembro de 2011
Primeira viagem ao Bichinho
Bichinho é um lugar muito singular, diferente de tudo que eu já havia conhecido. Vitoriano Veloso, como é de fato o nome do lugarejo, faz parte do município de Prados, e a vida da maioria das pessoas que lá residem é voltada para a produção e venda de artesanato.
Fiquei encantada com as antigas casas feitas de adobe, com a paisagem do local e principalmente com a receptividade dos moradores.
![]() |
Casa de adobe |
![]() |
Lojinha de artesanato |
Na casa de uma moradora do bichinho encontramos uma parede de azulejos personalizados pelos visitantes que ela recebe |
domingo, 4 de setembro de 2011
quarta-feira, 24 de agosto de 2011
Percepção dos conceitos Parkour, Deriva, Flaneur e Flashmob
Parkour:

A prática dessa atividade é uma adaptação para o meio urbano de técnicas de salvamento e resgate utilizadas por militares.
Deriva:

Uma ou várias pessoas que se lançam à deriva renunciam, durante um tempo mais ou menos longo, os motivos para deslocar-se ou atuar normalmente em suas relações, trabalhos e entretenimentos próprios de si, para deixar-se levar pelas solicitações do terreno e os encontros que a ele corresponde. A parte aleatória é menos determinante do que se crê: no ponto de vista da deriva, existe um relevo psicogeográfico nas cidades, com correntes constantes, pontos fixos e multidões que fazem de difícil acesso à saída de certas zonas.
Flanêur:
O termo flanêur foi criado pelo poeta Charles Baudelaire para descrever um específico tipo de comportamento, o ato de andar observando tudo a sua volta, prestando atenção em pequenos detalhes que geralmente passariam despercebidos para um vagante qualquer. O individuo flanêur tem um olhar aguçado que percebe muito além do normal, ele tem a rua como seu próprio mundo, onde nada lhe é estranho ou prejudicial.
Flashmob:
Flashmob (abreviação de Flash Mobilization) é uma aglomeração instantânea de pessoas para a realização de uma ação previamente organizada. Com a intenção de causar impacto a dispersão dessas pessoas é feita geralmente com a mesma instantaneidade.
Segunda tentativa
quarta-feira, 17 de agosto de 2011
Trabalho utilizando o Photoshop
![]() |
FOTO ORIGINAL |
![]() |
FOTO ALTERADA |
Esse foi meu primeiro contato com o Adobe Photoshop e por isso estava com um pouco de receio no início, mas acabei achando o trabalho muito interessante.
Escolhi essa foto do Henrique por retratar bem seu lado descontraído e seu bom humor característico. Utilizei duas fotos sobrepostas, uma em preto e branco e outra colorida por trás, recortei então a parte que eu gostaria de destacar, deixando o fundo colorido aparecer. Na foto em preto e branco utilizei a ferramenta Posterize para obter um resultado mais abstrato e em ambas as fotos fiz alterações nas cores, saturação e luz.
Assinar:
Postagens (Atom)