quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Percepção dos conceitos Parkour, Deriva, Flaneur e Flashmob


Parkour:
   
Criado por David Belle no final da década de 1990 o parkour é uma atividade que explora os limites do corpo humano com o propósito de superar diversos tipos de obstáculos que possam aparecer pelo nosso caminho. Essa prática ajuda a desenvolver habilidades como correr, supreender-se, rastejar e saltar, possibilitando ao praticante a capacidade de mover-se livremente pelo ambiente em que se encontra.
   A prática dessa atividade é uma adaptação para o meio urbano de técnicas de salvamento e resgate utilizadas por militares.



Deriva:


   A teoria da deriva foi criada pelo pensador situacionista Guy Debord. A deriva, em seu caráter unitário,compreende o deixar levar-se e sua contradição necessária: o domínio das variáveis psicogeográficas pelo conhecimento e o cálculo de suas possibilidades.
  Uma ou várias pessoas que se lançam à deriva renunciam, durante um tempo mais ou menos longo, os motivos para deslocar-se ou atuar normalmente em suas relações, trabalhos e entretenimentos próprios de si, para deixar-se levar pelas solicitações do terreno e os encontros que a ele corresponde. A parte aleatória é menos determinante do que se crê: no ponto de vista da deriva, existe um relevo psicogeográfico nas cidades, com correntes constantes, pontos fixos e multidões que fazem de difícil acesso à saída de certas zonas.


Flanêur:


    O termo flanêur foi criado pelo poeta Charles Baudelaire para descrever um específico tipo de comportamento, o ato de andar observando tudo a sua volta, prestando atenção em pequenos detalhes que geralmente passariam despercebidos para um vagante qualquer. O individuo flanêur tem um olhar aguçado que percebe muito além do normal, ele tem a rua como seu próprio mundo, onde nada lhe é estranho ou prejudicial. 






Flashmob:

    Flashmob (abreviação de Flash Mobilization) é uma aglomeração instantânea de pessoas para a realização de uma ação previamente organizada. Com a intenção de causar impacto a dispersão dessas pessoas é feita geralmente com a mesma instantaneidade.






Segunda tentativa





Escolhi uma nova foto para minha segunda tentativa utilizando o Photoshop, dessa vez buscando retratar a ligação que o Henrique tem com a musica. Para obter este efeito utilizei os filtros Cutout e Poster Edges, fazendo também alguns ajustes de cor, brilho e contraste.



Foto original

Croquis feitos na visita ao Museu de Arte

Parte da fachada

Parte do palco

Tentativas utilizando nanquim

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Trabalho utilizando o Photoshop

FOTO ORIGINAL


FOTO ALTERADA
          Esse foi meu primeiro contato com o Adobe Photoshop e por isso estava com um pouco de receio no início, mas acabei achando o trabalho muito interessante. 
    Escolhi essa foto do Henrique por retratar bem seu lado descontraído e seu bom humor característico.  Utilizei duas fotos sobrepostas, uma em preto e branco e outra colorida por trás, recortei então a parte que eu gostaria de destacar, deixando o fundo colorido aparecer. Na foto em preto e branco utilizei a ferramenta Posterize para obter um resultado mais abstrato e em ambas as fotos fiz alterações nas cores, saturação e luz.